top of page
Buscar

Enxaqueca: Justiça entende que plano de saúde é obrigado a custear toxina botulínica para tratamento

  • Foto do escritor: Tiago Adede y Castro
    Tiago Adede y Castro
  • 11 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de set. de 2023

Em ação movida pelo escritório, na Comarca de Foz do Iguaçu (PR), Poder Judiciário entende que o plano de saúde é obrigado a custear toxina botulínica (botox) para o tratamento de enxaqueca.


No referido caso, a paciente sofre de enxaquecas incapacitantes há longo período, tentando diversos tratamentos desde o diagnóstico, somente encontrando a cessação de seus sintomas com a utilização de toxina botulínica em pontos de sua cabeça.


Plano de saúde é obrigado a custear toxina botulínica para o tratamento da enxaqueca

No entanto, mesmo com prescrição médica, o plano de saúde se negou a custear o tratamento indicado.


A decisão liminar proferida pela 4ª Vara Cível de Foz do Iguaçu considera que, na hipótese de se aguardar o trâmite normal da ação, existe o risco concreto de impossibilitar a paciente de prosseguir com sua vida cotidiana, padecendo com dores excruciantes, violando a dignidade da pessoa humana.


Plano de saúde é obrigado a custear toxina botulínica para  o tratamento da enxaqueca

Deste modo, foi concedida a tutela de urgência para o fim de obrigar o plano de saúde a custear a aplicação de toxina botulínica nos pontos indicados pelo médico, com reaplicação a cada três meses.


A decisão está em conformidade com entendimentos do Tribunal de Justiça do Paraná e do Superior Tribunal de Justiça, que definem que o plano de saúde é obrigado a custear toxina botulínica para tratamento da enxaqueca.


Preparamos um e-book especial para os beneficiários do IPE Saúde. Faça download gratuito e fique por dentro dos seus direitos!

Ebook direitos dos beneficiários do IPE Saúde

Minha situação é urgente, em quanto tempo terei acesso ao tratamento?


Em situações urgentes, a justiça concede liminares logo no início do processo, determinando o custeio do tratamento ou do procedimento, visando proteger a saúde e a vida do paciente.


Em alguns casos, as decisões liminares são proferidas no mesmo dia em que a ação foi ajuizada, considerando a urgência de cada situação.


É importante, que os pacientes lesados busquem de forma ágil os seus direitos, no sentido de garantir a alegação de urgência do procedimento.


O escritório Bianquin y Castro Advogados Associados é especializado em Direito da Saúde.


Atuamos sob o lema "Empatia e agilidade em defesa do paciente", com a missão de oferecer uma advocacia de excelência e especializada em Direito da Saúde.


Nosso objetivo é prestar atendimento ético e humanizado aos pacientes e famílias que passam por momentos difíceis em decorrência de doenças, sendo o porta-voz daqueles que, muitas vezes, tem seus direitos violados.


Através das plataformas digitais, atendemos em todo o território nacional, garantindo o acesso à saúde de nossos clientes de forma ágil e organizada.





Fale agora com Bianquin y Castro Advogados
 

Bianquin y Castro Advogados Associados

Advocacia Especializada em Direito da Saúde


Processo de referência:

0007626-56.2023.8.16.0030 - Tribunal de Justiça do Estado do Paraná




 
 
 

Comments


© 2022 por Bianquin y Castro Advogados Associados.

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page